Aprenda tudo sobre funil de vendas

Entender melhor o que significa o funil de vendas é essencial para compreender como se dá a jornada do cliente e, assim, planejar as ações que poderão ser colocadas em prática em cada um deles, a fim de converter o interesse do consumidor em vendas reais e lucrativas.

O que é funil de vendas

funil de vendas pode ser descrito como um modelo estratégico, criado com a finalidade de representar e estruturar visualmente cada estágio da jornada de compra realizada por um consumidor. Em geral, ele é dividido em quatro momentos:

 

1. Descoberta

Essa é a primeira etapa da jornada de compra do cliente e é normalmente nela que ele descobre ou demonstra o primeiro interesse pela empresa, produtos e serviços. Aqui, é importante mostrá-lo que ele tem um problema, uma dor ou uma necessidade;

 

2. Reconhecimento

O segundo estágio do cliente potencial ocorre quando, ciente do problema, ele passa a buscar soluções ou está mais aberto a elas. Neste momento é essencial mostrar que a empresa está apta a oferecer a solução ideal ao problema que ele já identificou que tem;

 

3. Decisão

Essa é uma das etapas mais críticas, pois diante do problema e da solução oferecida pela empresa, é hora do cliente decidir fazer a compra. Para evitar desistências, é necessário trabalhar com a quebra de objeções e sanar todas e quaisquer dúvidas;

 

4. Ação

O fato de o cliente estar decidido a comprar seus produtos e serviços, não significa que é hora de relaxar a estratégia. Neste estágio é essencial apresentar a ele uma proposta sólida e atraente para que ele, definitivamente, feche negócio.

 

As etapas do funil de vendas e o marketing digital

Agora que você já conhece o funil de vendas, é hora de conhecer algumas ações práticas para, de fato, vender mais e o marketing digital é um grande aliado para isso. Por isso, vale a pena compreender como coloca-lo a seu favor e, como resultado, aumente suas vendas:

 

1. Descoberta

Para aguçar a curiosidade e interesse de seus clientes potenciais, é preciso apresentar-se, falar sobre sua empresa, seus produtos e como eles podem ajuda-lo. As redes sociais são ótimos canais para fazer isso, ademais, a coleta de dados para contato é essencial neste estágio;

 

2. Reconhecimento

Se você deseja mostrar que a empresa pode realmente oferecer a solução que o cliente precisa, envie a ele materiais ricos e com conteúdos relevantes, como e-books, webinários, podcasts, que também colaboram para demonstrar a expertise e efetividade da empresa;

 

3. Decisão

Para sanar quaisquer dúvidas e evitar desistências, é hora de colocar-se à disposição para responder às demandas dos clientes. Redes sociais como Twitter e Facebook são ótimas aliadas nessa etapa, além disso, mostre a eles cases de sucesso e depoimentos de outros consumidores;

 

4. Ação

Para fechar a venda é necessário não apenas mostrar-se aberto para atender o cliente, mas oferecer uma proposta bem estruturada. Isso inclui ter um site ou uma loja virtual, por exemplo, que possibilite a conclusão e o pagamento simplificado.

Sendo assim, para alavancar as vendas da sua empresa, a Groweb é a especialista em marketing digital que sua empresa precisa.

Se você deseja aumentar os lucros e investir em campanhas de marketing que realmente trazem resultado, entre em contato com nosso time de profissionais e conheça soluções sob medida para o seu negócio.

Aprenda tudo sobre funil de vendas

Entender melhor o que significa o funil de vendas é essencial para compreender como se dá a jornada do cliente e, assim, planejar as ações que poderão ser colocadas em prática em cada um deles, a fim de converter o interesse do consumidor em vendas reais e lucrativas.

Veja mais »

07 Dicas preciosas para encantar os seus clientes

Não importa o porte de sua empresa ou em qual etapa de desenvolvimento ela está, atrair novos clientes com certeza é um dos seus principais objetivos. Além dele, é necessário desenvolver estratégias para fidelizar aqueles que já compram seus produtos ou serviços.

Veja mais »